« Home

Projecto vespa 50s 1964

Em primeiro lugar quero-vos mostrar o meu primeiro projecto relacionado com a mítica Vespa. Trata-se do modelo 50s de 1964




Depois de completamente desmontada está pronta para os pequenos trabalhos de chapa, o que não foi o caso, pois estava muito boa.



Neste ponto do trabalho a unica peça nova que levou foi o guarda-lamas ( de cor preta na foto ), pois o antigo guarda-lamas estava danificado devido a um pequeno acidente ocorrido anos atras.

Mas , antes de vos falar mais deste projecto, quero dar a conhecer um pouco sobre as características desta vespa. Por ser do ano 1964 (como vos vou mostrar mais á frente ) a tampa que protege o motor é mais pequena do que as que foram fabricadas nos anos seguintes, o que torna este modelo deste ano mais "raro" apesar de ainda existirem algumas . Já tambem ouvi dizer que existe uma pequena diferença no volante de uma 50s de 64 para uma de 65, mas nao posso confirmar essa diferença. O motor é de 50 cm3 como diz o modelo ( 50s ) e acho que ja chega por agora , de volta ao projecto.

Comecemos pelo motor

Depois de retirado do chassi o motor é limpo e convém dar uma revisão geral


Neste caso o motor é parcialmente reparado, onde é colocado novo, uma embraiagem , cilindro , piston, segmentos, cabeça de motor, escape, carborador, e a parte electrica ( desde platinados a bobines ), juntas de motor, etc.

Depois disto tudo é tempo de fechar o motor e por óleo novo.

Na foto pode-se ver ja alguns progressos na evolução da reparação.

Neste ponto do trabalho o motor prepara-se para levar uma uma embraiagem nova

Vinda da pintura a vespa está pronta para começar a levar as suas peças novas compradas na Original Vespa.

Muitas horas de trabalho depois......

Motor ja montado no chassi, amortecedores novos, cabos de travão , bicha conta quilometros, pneus novos , e mais algumas coisinhas montadas , aqui está o resultado









Como tinha referido atrás, na foto pode-se ver a tampa do motor ( na qual é mais pequena do que a maioria das vespas do mesmo

modelo mas de ano diferente ).

E já está a chegar ao fim este projecto e chega a hora de ver o resultado.

Nas fotos seguintes pode-se ver a vespa já terminada , mas o que se fez a seguir foi a colocação do selim novo, punhos, ligou-se a optica da frente e o farolim de traz, fez-se pequenas afinações a nivel dos travões e embraiagem, colocou-se os frisos e mais algumas coisinhas.

E já está, parece facil não parece????

Aproveito para dar a conhecer o que sei sobre a historia deste exemplar:

· Esta Vespa 50s fez parte da segunda remessa que chegou a Angola, importada pela firma Guerín (Angola) Lda. em Luanda, tendo depois sido transportada para Moçâmedes num conjunto de apenas 3 Vespas. Na altura circulavam apenas (Scooters) Vespa de maior cilindrada. As referidas Vespas 50 S ficaram à venda na firma Pereira, Simões & Companhia Lda.

· Um dos empregados, um jovem de 17 anos, ficou de imediato encantado pelas Vespas e no dia seguinte à exposição das mesmas, adquiriu esta que consta das fotos, tendo sido a primeira Vespa 50s a circular na cidade de Moçâmedes no ano da graça de 1964.

.Estando sem circular varios anos, em 1975 veio para Portugal mantendo-se inactiva durante cerca de 10 anos. Nessa altura foi-lhe dado um pequeno arranjo tendo usado-a durante algum tempo. Permaneceu desde entao tendo novamente esquecida ate ao ano 2005 altura em que decidi restaura-la, visto considera-la uma antiguidade.

Bem como ninguem quer ser o 1º a tirar os trecos aqui vai, acho que fizeste um bom trabalho, tambem sei que tives-te algumas dores de cabeça para pores tudo a funcionar mas o resultado foi optimo, só e pena é não tirares partido da tua VESPA e dares umas voltas pela Ponte.
(já te inaugurei!)

oi Miguel

Parabens pelo trabalho que fizeste na tua vespa, a minha ta tambem em trabahos de restauro.. mas numa oficina, pq n tenho tempo para me dedicar a ela como merece :)
Se souberes de alguma destas relíquias por algum quintal perdida, agradeço que me informes, pq tou interessado em adquiir mais uma ou duas para restaurar. Qualquer dia combinamos um passeio...

Abraço
Ruca

Grande trabalho, Miguel!
Quando tiver um tempinho também vou colocar aqui umas fotos e informações destas belas máquinas.
Eu AMO a minha!

Abraço,
pita da vespa

ps: nada como um belo passeio de vespa com a namorada, não é?

ganda 26!!!! bem primeiro que tudo parabéns por este espaço, até agora tem pouco mas ao mesmo tempo tem tudo...
Porque se alguém um dia disse que menos é mais, aqui está um exemplo disso mesmo, excelente trabalho!! esperamos mais!
em segundo lugar muitos parabéns pelo excelente trabalho que fizeste com a tua própria vespa e realmente agora o que se quer é vê-la a "disparar" pelas ruas de ponte de sôr!!

Creio que uma Vespa com "estória merecia um pedal de accionamento de origem. Ou não?

Creio que uma Vespa com "estória merecia um pedal de accionamento de origem. Ou não?

Excelente...Estou a procura de informações para restaurar a minha vespa mas como não percebo nada disto...
Percebes de mecanica para teres te aventurado neste trabalho certo?

parabens! ta lindissima =) eu tenho uma igualinha...da msm cor e td=)
carina godinho

OLA VESPISTAS ESTOU ENTRARE PELA PRIMEIRA VEZ NESTE PROJECTO VESPA TAMBEM ADORO VESPAS E RESTAURO SOU MECANICO DE AUTOMOVEIS MAS ADORO VESPAS TENHO TRES VESPAS ESTOU A RESTAURARE UMA, MAS SO GOSTAVA DE SABER CODIGO DA CORE LARANJA VI NUMA REVISTA MOTOR LASSICOS Nº7 DE 9/2007 ESTA VESPA MUITO ORIGINAL ABRAÇOS PARA VC

Olá, Parabéns pelo trabalho. Estou a pensar comprar uma identica. Qual o consumo da vespa? Se souberes mais caracteristicas diz qqcoisa.

Obrigado.
Paulo Pereira

OLA PAULO UM BOM DOMINGO,CONSUMO DA VESPA GASTA MUITO POUCO,FAZES A MEDIA TIRAS O CONBUSTIVEL TODO METES UM LITRO DE GASOLINA E FAZES A MEDIA POR K.VEZ QUANTO GASTA AOS 100 ABRAÇOS

Bom dia

Tenho uma vespa, a pintura tá novinha, só tá dando uns probleminhas na parte eletrica to afin de trocar tudo. Você sabe de algum esquema eletrico, um mapinha para seguir e trocar toda a parte eletrica?
obrigado

Paulo Pereira,

Também podes fazer "ao contrário":

1 - enches o depósito
2 - fazes 100Km
3 - enches novamente e vês quanto gastou.

Ou então:

1 - enches o depósito
2 - fazes os Kms que te apetecer
3 - enches o depósito e fazes as continhas.

Bons passeios a todos!

olá,

está aí um trabalho que poucos fazem...de facto está gira sim senhor!!

queria comprar um quadro igual a esse para restaurar a moto do meu pai,pois estraguei a moto a subir passeios,fazer cross...

para pedrocosta406@hotmail.com de preferençia com fotos. se alguém souber de algum para venda...obrigado

Gilberto...

aonde é que eu encontro o chassis da vespa??? pois eu tenho uma e não encontro
obrigado!!!

Olá Miguel! excelente trabalho este que fizeste!
Onde adquiriste o guarda? também estou a restaurar a minha relíquia a talvez tenha que levar um novo!

Ola!

Passei por aqui e não pude deixar de não comentar o excelente trabalho que foi feito. Sendo também um possuidor de uma vespa 50s, e com o objectivo de a restaurar de igual forma, posso dizer que fiquei mais empolgado com o resultado final que aqui vi hoje. A verdade é esta, não se trata de apenas motas, mas de um momento marcante da historia moderna!
Algo que todos nós devemos preservar. E eu próprio também gostaria de participar... mas para isso aproveito e pedia a ajuda de como encontrar o manual de reparações para uma vespa 50s... onde poderia encontrar via online?

Cumprimentos, a todos os amantes destas magnificas motas!

Enviar um comentário