Em primeiro lugar quero-vos mostrar o meu primeiro projecto relacionado com a mítica Vespa. Trata-se do modelo 50s de 1964
Depois de completamente desmontada está pronta para os pequenos trabalhos de chapa, o que não foi o caso, pois estava muito boa.
Neste ponto do trabalho a unica peça nova que levou foi o guarda-lamas ( de cor preta na foto ), pois o antigo guarda-lamas estava danificado devido a um pequeno acidente ocorrido anos atras.
Mas , antes de vos falar mais deste projecto, quero dar a conhecer um pouco sobre as características desta vespa. Por ser do ano 1964 (como vos vou mostrar mais á frente ) a tampa que protege o motor é mais pequena do que as que foram fabricadas nos anos seguintes, o que torna este modelo deste ano mais "raro" apesar de ainda existirem algumas . Já tambem ouvi dizer que existe uma pequena diferença no volante de uma 50s de 64 para uma de 65, mas nao posso confirmar essa diferença. O motor é de 50 cm3 como diz o modelo ( 50s ) e acho que ja chega por agora , de volta ao projecto.
Comecemos pelo motor
Depois de retirado do chassi o motor é limpo e convém dar uma revisão geral
Neste caso o motor é parcialmente reparado, onde é colocado novo, uma embraiagem , cilindro , piston, segmentos, cabeça de motor, escape, carborador, e a parte electrica ( desde platinados a bobines ), juntas de motor, etc.
Depois disto tudo é tempo de fechar o motor e por óleo novo.
Na foto pode-se ver ja alguns progressos na evolução da reparação.
Neste ponto do trabalho o motor prepara-se para levar uma uma embraiagem nova
Vinda da pintura a vespa está pronta para começar a levar as suas peças novas compradas na Original Vespa.
Muitas horas de trabalho depois......
Motor ja montado no chassi, amortecedores novos, cabos de travão , bicha conta quilometros, pneus novos , e mais algumas coisinhas montadas , aqui está o resultado
Como tinha referido atrás, na foto pode-se ver a tampa do motor ( na qual é mais pequena do que a maioria das vespas do mesmo
modelo mas de ano diferente ).
E já está a chegar ao fim este projecto e chega a hora de ver o resultado.
Nas fotos seguintes pode-se ver a vespa já terminada , mas o que se fez a seguir foi a colocação do selim novo, punhos, ligou-se a optica da frente e o farolim de traz, fez-se pequenas afinações a nivel dos travões e embraiagem, colocou-se os frisos e mais algumas coisinhas.
E já está, parece facil não parece????
Aproveito para dar a conhecer o que sei sobre a historia deste exemplar:
· Esta Vespa 50s fez parte da segunda remessa que chegou a Angola, importada pela firma Guerín (Angola) Lda. em Luanda, tendo depois sido transportada para Moçâmedes num conjunto de apenas 3 Vespas. Na altura circulavam apenas (Scooters) Vespa de maior cilindrada. As referidas Vespas 50 S ficaram à venda na firma Pereira, Simões & Companhia Lda.
· Um dos empregados, um jovem de 17 anos, ficou de imediato encantado pelas Vespas e no dia seguinte à exposição das mesmas, adquiriu esta que consta das fotos, tendo sido a primeira Vespa 50s a circular na cidade de Moçâmedes no ano da graça de 1964.
.Estando sem circular varios anos, em 1975 veio para Portugal mantendo-se inactiva durante cerca de 10 anos. Nessa altura foi-lhe dado um pequeno arranjo tendo usado-a durante algum tempo. Permaneceu desde entao tendo novamente esquecida ate ao ano 2005 altura em que decidi restaura-la, visto considera-la uma antiguidade.