Sexta-feira, Maio 19, 2006

SERÁ TUNING ???

Quarta-feira, Maio 10, 2006

SURPRESA QUE CELEBRA OS PRIMEIROS 60 ANOS DA VESPA





A Vespa GT 60° é a magnífica surpresa que celebra os primeiros sessenta anos do veículo de duas rodas mais famosas do mundo. Materiais requintados e exclusivos para um objecto único, de edição limitada, destinado a ficar como uma
das referências na história da Vespa.


A Vespa GT 60° é uma Vespa produzida em edição limitada de 999 exemplares que se distinguem por um equipamento realmente único.


Através de uma hábil operação de recuperação e de reinterpretação dos elementos característicos do passado, tirados sobretudo dos primeiros anos de vida da Vespa, os anos ‘40 e ‘50, redescobre-se o sabor romântico e evocativo que só um objecto intemporal como a Vespa pode oferecer.


A Vespa GT 60° é desenvolvida com base no modelo Vespa GTS e pretende ser um tributo ao arquétipo de todas as scooters: a Vespa nascida em 1946, o “modelo 98”, iniciadora de uma história única e irrepetível. Uma epopeia que levou a quase 17 milhões de Vespas difundidas em todo o mundo e mudou para sempre a história da mobilidade individual, oferecendo liberdade a inteiras gerações de jovens.


Modelo número 140 e última etapa no percurso evolutivo da Vespa, a GTS constituiu uma excelente base para desenvolver este modelo extraordinário.


O elemento de continuidade em que se baseia a força da Vespa, o seu corpo metálico em aço, não foi modificado. As intervenções envolveram antes todos os pormenores que ao longo do tempo sofreram as maiores modificações, para se adequarem à evolução das tecnologias e às tendências estilísticas das várias épocas.




O grupo óptico dianteiro nasceu, na primeira Vespa de 1946, integrado no guarda-lamas, para se encaminhar para o guiador apenas a meio dos anos ‘50.


Na Vespa GT 60° o reposicionamento do farol no guarda-lamas pretende ser uma explícita chamada às origens. Em harmonia com as formas do novo guarda-lama, o farol regressa ao
posto imaginado por Corradino D’Ascanio, engenheiro aeronáutico inesquecível e projectista da primeira Vespa. A mesma operação foi levada a cabo no guiador que, desde o primeiro protótipo Vespa, se caracterizava pela simplicidade do tubo metálico à vista. Uma escolha técnica de clara derivação motociclística e ciclística, que caracterizou todas as primeiras séries da Vespa. O velocímetro/conta-quilómetros é composto por um instrumento analógico circular, com um aspecto moderadamente vintage, mas integrado por um actualíssimo display digital para todas as informações relativas à marcha e por modernos blocos eléctricos enriquecidos por um acabamento na cor da carroçaria.


A Vespa nasce como veículo de um lugar que, caso fosse necessário, podia ser transformada em dois lugares, e este facto constituiu um fortíssimo elemento de caracterização para todas as primeiras gerações da Vespa; os dois selins separados são, ainda hoje, um elemento de imediato reconhecimento das Vespas da época que, conservadas com amor, circulam ainda pelas estradas de todo o mundo.





Na Vespa GT 60° o selim torna a dividir-se em dois diferentes elementos: para o condutor e para o passageiro.


O revestimento em pele preta, exactamente como na versão de 1946, com requintadas costuras
à vista na cor da carroçaria, sublinha o cuidado com o pormenor e a mestria dos artesãos
de peles neste tipo de realizações.


Também a escolha da cor do veículo remete de forma evidente para a mitologia da Vespa: trata-se da exacta réplica do primeiro cinzento utilizado no arquétipo de todas as Vespas – Cinzento 725 é o nome histórico – um pastel que pela sua simplicidade e a sua elegância continua a ser uma cor de extraordinária modernidade.




As peças metálicas cromadas e em alumínio completam o veículo, movimentando através dos reflexos as formas clássicas da Vespa GT 60°.


Por fim, uma chapa prateada com o número de série 000/999 e as iniciais de cada proprietário, será cravada no chassis, evidenciando o carácter único e exclusivo da Vespa GT60º.
Para enriquecer ainda mais este modelo, foi concebido um estojo de elevada qualidade e requinte, inteiramente forrado a pele – igual à pele utilizada nos selins da GT60º - que cada proprietário receberá e que contem vários objectos únicos relacionados com a Vespa GT60º, tais como: Edição especial de um livro de capa dura, com caixa, sobre a história da Vespa desde 1946 até ao ano de lançamento desta exclusiva GT60º, 2006; Invulgar porta-documentos e porta-chaves em pele; Capa de protecção do veículo em tecido de grande requinte; Brochura de luxo; Placa gravada com o número de edição limitada e as iniciais do cliente - certificado de exclusividade; Esboço da Vespa GT60° personalizado e assinado pelo seu designer Marco Lambri, Chefe do Centro de Design da PIAGGIO & C.


A Vespa GT 60° apresenta, em síntese, formas, materiais e cores, estudados e unidos numa combinação única que respeita e reinterpreta a Vespa das origens, sem renunciar a nada da melhor tecnologia que caracteriza a Vespa do século XXI: motorização 250 cc, injecção electrónica, 4 válvulas, refrigeração líquida, duplo amortecedor traseiro, rodas com 12” travadas por dois travões de disco com sistema de travagem ABS. Um prazer de condução e uma elegância absolutamente exclusivos, numa scooter que é a síntese de sessenta anos de história.


Vespa GT 60°

Ficha Técnica:

Motor - Monocilíndrico QUASAR, 4 tempos 4 válvulas, injecção electrónica, catalizado

Cilindrada - 244 cc
Diâmetro / Curso - 72/60 mm
Potência máx ao veio - 16,2 kW (22 Cv) às 8.250 rpm
Binário Max - 20,2 Nm às 6.500 rpm
Combustível - Gasolina sem chumbo N.O.R. 95 mín
Distribuição - Árvore de cames à cabeça - SOHC
Injecção - Injecção P.I. (Port Injected) tipo alfa/N com sistema closed loop mediante sonda lambda no escape e catalizador de três vias
Ignição - Electrónica com descarga indutiva e avanço variável com mapa tridimensional
Refrigeração - Líquida
Lubrificação - Cárter húmido, bomba dupla comandada por corrente; filtragem em aspiração e descarga
Arranque - Eléctrico
Caixa - Variador automático CVT com conversor de binário
Embraiagem - Automática centrífuga a seco com tampões amortecedores
Estrutura - Carroçaria em chapa de aço com reforços estruturais soldados
Suspensão dianteira - Monobraço com amortecedor hidráulico de dupla câmara com mola coaxial
Suspensão traseira - Dois amortecedores de duplo efeito com pré-carga regulável
Travão dianteiro - Disco ø 220 mm
Travão traseiro - Disco ø 220 mm
Pneu dianteiro - Tubeless 120/70-12”
Pneu traseiro - Tubeless 130/70-12”


Fonte: Piaggio